O leitor de mídia impressa
talvez nunca tenha reparado na forma que os jornais trabalham com seus textos,
estilos de produção e também as formas de linguagem. O Jornalista Ricardo
César Datrino fez uma analise cientifica interessante sobre os irmãos do grupo
Folha (jornais), Folha de S. Paulo e Agora S. Paulo.
Durante o final do campeonato
brasileiro de 2007 até o Paulistão 2008, Datrino focou nas noticias envolvendo o Corinthians e quis entender como
funcionava a produção dos textos da Folha e do Agora, e acabou percebendo que
em alguns textos a linguagem dos dois é bem diferenciada. No Agora S. Paulo,
sempre percebemos algumas linguagens populares logo no titulo ou na linha fina
como: Timão, Tricolor, Peixe e Verdão. Apelido dado para os quatro grandes de
São Paulo, diferentemente da Folha que chama os clubes pelo nome: Corinthians,
São Paulo, Santos e Palmeiras.
Por um ângulo a Folha
de S.Paulo trabalha de maneira diferente mais intelectual para o seu publico:
“Corinthians surpreende, afasta crise e vence o Santos”, notem que
as palavras surpreende, afasta e vence,
ninguém imaginava (Surpreende) que o Corinthians ganharia (venceria) o
Santos e espantava (afastava) a crise, linguagem que nunca perecemos, mas que
sempre esta presente no dia-a-dia do jornais.
Concluindo a ideia do
Datrino das linguagens na mídia impressa, é que pode mudar o jornal (Agora
S.Paulo e Folha de S.Paulo) e o leitor, mas o conteúdo da notícia será o mesmo,
o que muda simplesmente é a maneira como ele é contado, visando principalmente
o publico alvo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário